Genesis 1:26 - "Façamos o homem conforme nossa imagem e semelhança".

 

1 - Introdução:

Foi com esse diálogo que a trindade iniciou a criação do homem. Um ser conforme a imagem e semelhança do seu criador.

Deus fez do homem um ser social. Portanto, há em cada um de nós uma necessidade de relacionarmos com outras pessoas. Fomos criados para amarmos e sermos amados.

Por mais satisfeito que o homem pudesse estar no Jardim do Éden, ainda faltava algo para completar a sua felicidade. Genesis 2:18 Não é bom que o homem esteja só.

Deus sabia que Adão tinha essa necessidade e era carente de uma relação íntima. Por isso Deus criou Eva. Uma companheira complementar. Alguém com que Adão pudesse compartilhar seus sonhos, seus desejos, sua vida como um todo.

Nossa história pessoal não é diferente. Precisamos de alguém para nos relacionarmos. Alguém pra dividir os sonhos,  desejos, compartilhar nossa vida. Mas o problema é que nem todos encontram esse alguém. E é nesse momento que a solidão encontra o nosso coração.

 

2 – Raízes da Solidão:

Há diferentes causas e intensidades de solidão. As principais são o isolamento emocional que é decorrente da falta de uma relação íntima e emocionalmente satisfatória com outra pessoa e a outra é o isolamento social. Esta, é a ausência de um círculo de amigos que nos satisfazem emocionalmente.

 

3 - As principais causas da solidão:

 

3.1 - Dificuldades de fazer ou preservar amigos.

A igreja local é um excelente lugar para fortalecer os laços de amizade. Compartilhamos as mesmas motivações e mesmos desejos.

3.2 - Não ter confiança em sim mesmo.

Pessoas com baixa autoestima tem dificuldade de se relacionar, sempre pensam que não são boas para um determinado grupo social ou que sua presença sempre incomodará alguém.

3.3 - Falta de confiança nos outros.

Experiências negativas no passado podem afetar nosso círculo de amizade.

3.4 - Rejeição por algum fator externo.

3.5 - Deficiência física, por exemplo.

3.6 - Morte de uma pessoa amada;

3.7 - Namoro desmanchado ou divórcio;

Todas essas situações estão diretamente relacionadas com a solidão.

 

4 - Como vencer a solidão?

Para enfrentarmos a solidão é necessário identificar a sua causa. Mas obviamente a principal solução para a solidão é um relacionamento com Deus. A vida sem Deus é impessoal e irracional. Sem sentido algum. Tudo começa quando entendemos que somos filhos de Deus (Joao 1:12). Deus deseja cuidar de nós como uma mãe cuida de seus filhos. E ele nos convida a fazer parte da sua família. Entendendo isso, saberemos que nunca estamos sozinhos, pois ele mesmo nos prometeu: "Eis que estou convosco até a consumação dos séculos".

 

Resumo e adaptação para estudo em células: 

Vinícius Paiva Oliveira (agosto/2017)

 

Texto original:

Vença a Solidão
Revista Problemas Existenciais - Como Vencer
15ª Edição - Agosto/2016
Z3 Editora Ltda
Santa Bárbara d'Oeste - SP

Autor do texto original: Arival Dias Casimiro

 

 

Go to top